O que é RFID

RFID é uma solução segura, rápida e de qualidade, que torna os processos mais eficientes e confiáveis, economizando tempo em cada etapa e garantindo ganhos em diversos processos. Além disso, proporciona aumento na produtividade no chão de fábrica e nas vendas com sensível redução de custos operacionais na logística, inventários, transações e fraudes no varejo.

Trata-se de uma tecnologia de identificação por radiofrequência (do inglês Radio Frequency Identification). É uma solução que possibilita melhorar e otimizar processos por meio da leitura de tags inteligentes aplicadas a produtos, equipamentos ou embalagens, a partir da passagem por um campo de indução eletromagnética, ativando a comunicação sem fio entre tag e sistemas. Essa tecnologia garante a identificação de uma grande quantidade de produtos, equipamentos e embalagens em poucos segundos, quase que ao mesmo tempo, com leitura simultânea e com “ID” único.

Como funciona

O RFID tem como peça fundamental a tag, também chamada de etiqueta inteligente. Ela é composta por um chip em que ficam armazenados os dados e uma antena que captura os mesmos e transmite a um leitor integrado ao sistema central, para serem processados e transformados em informações altamente precisas.

Componentes da solução

1. Muitos itens como etiquetas, caixas, pallets e pessoas;
2. Meio aéreo. Antena. Leitor;
3. Middleware;
4. Sistemas de gestão do cliente;
5. Tablet mostrando um dashboard.